Ferramenta da Samsung desativa o Windows Update

De acordo com diversos relatos na Web, uma ferramenta da Samsung desativa o Windows Update em computadores da empresa com o sistema operacional da Microsoft.

FERRAMENTA DA SAMSUNG DESATIVA O WINDOWS UPDATE

Quem comprou um novo laptop da Samsung recentemente provavelmente já deve ter visto uma ferramenta da empresa que promete manter os softwares e drivers instalados atualizados.

O problema é que ela também faz algo muito questionável em segundo plano: esta ferramenta da Samsung desativa o Windows Update.

Um arquivo instalado pela ferramenta, que leva o nome Disable_Windowsupdate.exe, é instalado automaticamente pela ferramenta sem o consentimento do usuário:

Ferramenta da Samsung desativa o Windows Update

O arquivo Disable_Windowsupdate.exe é assinado pela própria Samsung:

cert

A “justificativa” da Samsung é que o Windows Update pode instalar drivers supostamente incompatíveis. O detalhe é que se o usuário ativar o Windows Update manualmente, ele será desativado novamente pela ferramenta.

Basicamente, ela se comporta como um malware que impede que o usuário instale novas atualizações, sejam elas de segurança ou não, para o sistema operacional.

A ferramenta foi descoberta pelo MVP Patrick Barker, que também oferece alguns detalhes mais técnicos em seu post publicado aqui.

Depois do rolo com a Lenovo e o Superfish, muitos esperavam que esse tipo de aberração não fosse mais acontecer e que os fabricantes teriam aprendido com seus erros, mas parece que não.

via Baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *