Google Tradutor já pode fazer tradução em tempo real

coisasdeti.com.br

As versões móveis do Google Tradutor (Google Translate) ficaram mais espertas, bem mais espertas: como adiantaram os rumores do início da semana, a ferramenta agora é capaz de fazer tradução a partir de imagens e voz em tempo real.

A tradução de frases presentes em imagens é esperada desde maio de 2014, quando o Google adquiriu o Word Lens Translator, app que faz este trabalho com maestria.

O Google Tradutor já tinha uma função do tipo, mas muito limitada: você tinha que tirar uma foto e só então o app a analisava para reconhecer palavras e efetuar a tradução. Agora tudo funciona de maneira praticamente instantânea: aponte a câmera para uma placa, por exemplo, e o aplicativo mostrará a tradução ali mesmo, sobrepondo o texto original na tela.

Sim, trata-se de uma função similar àquela que já é oferecida pelo Bing Translator para Windows Phone.

google transate

Segundo o Google, a tradução instantânea por imagens funciona do inglês para alemão, espanhol, francês, italiano, português e russo (e vice-versa), mas a empresa já trabalha para ampliar o número de idiomas e combinações suportadas.

O atual estágio já se mostra bastante útil, não? O mesmo pode ser dito da tradução a partir de voz. O Google Tradutor já tinha capacidade de fazê-lo, mas, novamente, de maneira limitada – não podia reconhecer o idioma automaticamente, por exemplo.

Com a atualização, você precisa apenas apertar o botão de microfone. O app “ouvirá” a pessoa que estiver falando, identificará o seu idioma, converterá o áudio captado em texto e fará a tradução para a língua padrão (ou outra que também tiver sido detectada). Tudo acontece em tempo real, como já informado, assim, conversar fluidamente com pessoas que falam línguas diferentes tende a ser uma tarefa menos desafiadora.

Estas novidades estarão disponíveis no Google Tradutor para Android e iOS(inicialmente, pensava-se que só a primeira plataforma teria os recursos prontamente). Os updates serão liberados para todos os usuários no decorrer dos próximos dias.

via Tecnoblog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *