GPO – Wallpaper Padrão

Partindo do principio da falta de desafios ultimamente, resolvi criar uma nova série de post relacionados a servidores. Então, a partir de hoje vamos ver coisas simples, mas importantes no dia a dia de administradores de servidores Microsoft. Nesse primeiro post da série, veremos em imagens o simples processo de criação da GPO que define o wallpaper para os computadores ingressados em um domínio do Active Directory.

GPO – Wallpaper Padrão

O primeiro passo para criação da politica de grupo é criar o objeto, para isso, você deve acessar o Gerenciador de Politica de Grupo (Group Policy Management) e criar um nova politica, definindo seu nome. Após clicar com o botão direto e Editar.

Configuração no Windows Server 2008 e 2008 R2

Em seguida abrirá a janela de edição de politica. Para a configuração de wallpaper, devemos navegar por “Configurações do Usuário”, “Diretivas”, “Modelos Administrativos”, “Área de Trabalho” e “Active Desktop”, no painel da esquerda editar a opção “Papel de parede da Área de Trabalho”

GPO Wallpaper

Nesse tela, deverá ser marcada a opção para habilitar a politica e definido caminho e nome do papel de parede de acordo com as instruções. Além disso, também deve ser definido o estilo, na maioria dos casos é utilizada a opção preencher, mas isso depende do papel de parede e da ideia da empresa.

GPO Wallpaper

Após, é importante impedir que os colaboradores alterem o wallpaper, para isso, navegamos por “Configurações do Usuário”, “Diretivas”, “Modelos Administrativos”, “Painel de Controle” e “Personalização”, no painel da esquerda alterar a opção “Impedir a alteração de plano de funda da área de trabalho”.

GPO Wallpaper

Somente é preciso habilitar a opção.

GPO Wallpaper

Configuração no Windows Server 2012 e 2012 R2

No Windows Server 2012, devemos navegar por “User Configuration”, “Policies”, “Administrative Templates”, “Desktop” e “Desktop”, no painel da esquerda editar a opção “Desktop Wallpaper”. As opções são as mesmas, para preencher o conteúdo na tela escolha “Fill”.

Para bloquear a alteração navegamos por “User Configuration”, “Policies”, “Administrative Templates”,  “Control Panel” e “Personalization”, no painel da direita editamos a opção “Prevent changing desktop background”, escolhendo a opção “Enabled”, ou seja, exatamente igual ao 2008 e 2008 R2.

Amanhã publicaremos um guia para permitir a Assistência Remota do Windows.

7 thoughts on “GPO – Wallpaper Padrão

  1. Olá Renato, como não sei exatamente como é seu ambiente, sugiro que tente algumas coisas:
    – Garanta que o Windows Server está atualizado atualizado (principalmente se não for o 2012 R2, nesse caso)
    – Rode o gpresult /r em uma estação Windows 10 e verifique se a politica esta aplicando
    – Caso sim, tente forçar a atualização com o gpupdate /force
    – Caso não, revise seu GPO Management, valide se os links estão ok pra OU onde tem as maquinas com Windows 10.
    Importante: Em geral, é melhor que o nome do arquivo não tenha espaços e você deve garantir que o usuário tem permissão de acesso onde o wallpaper está salvo.
    Espero que te ajude, abraço!

  2. Leandro, boa tarde.

    Primeiramente parabéns pelo post.

    Eu tenho esta política configurada e estou com o seguinte problema: Na minha rede tenho máquinas com win 7 e win 10, somente as com win 10 não conseguem pegar o wallpaper correto (quando digo correto é pq no final do ano passado 2016, foi colocado um wallpaper de final de ano), continuam com o wallpaper de final de ano e não o novo.

    Tem alguma ideia de como resolver este problema das máquinas com win 10?

    Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *