Intel e Toshiba prometem SSDs de até 10TB

Tanto a Intel como a Toshiba anunciaram ontem sua entrada na nova tecnologia que vai trazer SSDs menores e com mais capacidade: a 3D NAND, que empilha os chips de memória em camadas, conseguindo armazenar mais dados numa mesma área. A Intel, que trabalhou em parceria com uma empresa chamada Micron para a criação da tecnologia, já prometeu SSDs do tamanho de um chiclete com 3,5GB de capacidade e dispositivos no tamanho clássico de 2,5” com 10TB de capacidade, tudo isso dentro de um ano.

Intel e Toshiba apresentam nova tecnologia para SSDs

A Toshiba, empresa japonesa que foi a responsável pela introdução do SSD no mercado, anunciou logo na estreia um dispositivo 3D NAND com 48 camadas, o primeiro do mundo. Além dos ganhos em capacidade, a companhia promete melhorias na confiabilidade do processo de gravar e apagar, além de um “boost” na velocidade de gravação. SSDs com a nova tecnologia também foram prometidos pela Toshiba para o prazo de um ano.

Essa tecnologia 3D NAND tem o potencial de criar mudanças fundamentais no mercado. A profundidade do impacto que o flash teve até agora – de smartphones à supercomputação otimizada por flash – está apenas arranhando a superfície de tudo que ainda é possível.

Brian Shirley, vice-presidente de Tecnologias de Memórias na Micron.

A chegada da nova tecnologia às duas empresas gera expectativas não só de aparelhos menores ou com mais capacidade, mas também da tão esperada queda de preços que vai tornar SSDs acessíveis a todo mundo, uma vez que agora a Samsung não é mais a única gigante a fabricar SSDs com a tecnologia.

via Adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *