Microsoft desativa SafeDisc e SecuROM via atualização

Uma atualização de segurança disponibilizada recentemente pela Microsoft desativou o suporte para SafeDisc e SecuROM no Windows 8/8.1, Windows 7 e Windows Vista.

SUPORTE PARA SAFEDISC E SECUROM NO WINDOWS

Por padrão, o Windows 10 não traz o suporte para estas duas formas de DRM por questões de segurança. Com isso o sistema operacional não inclui o arquivo SECDRV.SYS, que é necessário para reprodução dos discos com estes tipos de DRM.

Agora com a atualização de segurança MS15-097 (KB3086255), o suporte para SafeDisc e SecuROM no Windows 8/8.1, Windows 7 e Windows Vista também foi removido.

Com isso centenas de jogos protegidos com DRM SafeDisc e SecuROM, como Mass Effect, Crimson Skies e Microsoft Flight Simulator 2004, não rodarão nestes sistemas operacionais. CDs de áudio da Sony protegidos com SecuROM também não poderão ser reproduzidos.

Microsoft desativa suporte para SafeDisc e SecuROM no Windows 8, 7 e Vista

É importante destacar que a Microsoft não é a única culpada pela decisão que resultou na remoção do suporte para estas formas de DRM. A tecnologia SafeDisc é conhecida por ser insegura e a sua remoção visa proteger os usuários já que exploits para falhas nesta tecnologia podem permitir que criminosos tomem o controle completo dos computadores vulneráveis.

Já a tecnologia de DRM SecuROM é bem conhecida por causar diversos problemas nos computadores dos usuários.

Quem quiser rodar jogos protegidos com estas tecnologias depois de instalar a atualização de segurança no Windows 8/8.1, Windows 7 e Windows Vista terá que procurar por soluções não oficiais, como os patches NoCD, ou poderá habilitar o serviço necessário para o SECDRV.SYS manualmente* seguindo os passos abaixo:

– Execute o prompt de comando como administrador e digite um dos seguintes comandos:

sc config secdrv start= disabled para definir a inicialização do serviço como manual desativada.

sc config secdrv start= demand para definir a inicialização do serviço como manual.

sc config secdrv start=auto para definir a inicialização do serviço como automática.

– Para iniciar ou interromper o serviço manualmente via prompt de comando (também como administrador), use os comandos abaixo:

sc start secdrv para iniciar o serviço.

sc stop secdrv para interromper o serviço.

*Lembre-se que seu sistema operacional ficará vulnerável a ataques se você optar por deixar o serviço do SECDRV.SYS habilitado.

via Baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *