Nova ferramenta ajuda usuários do Windows XP vítimas do ransomware WannaCrypt

Um pesquisador de segurança da Quarkslab criou uma ferramenta para ajudar os usuários do Windows XP vítimas do ransomware WannaCrypt (ou WannaCry).

Nova ferramenta ajuda usuários do Windows XP vítimas do ransomware WannaCrypt

A ferramenta chamada WannaKey permite que os usuários do velho sistema operacional possam recuperar seus arquivos sem que seja necessário pagar o “resgate” para os criminosos.

É importante destacar que ferramenta desenvolvida pelo pesquisador Adrien Guinet só funciona no Windows XP e em PCs que não foram reinicializados após a infecção.

O que a ferramenta WannaKey faz é verificar a memória do sistema operacional para obter a chave necessária para desbloquear os arquivos criptografados pelo ransomware. O processo não é 100% garantido, mas ainda assim é melhor do que nada.

A ferramenta está disponível para download gratuitamente no GitHub.

Nova ferramenta ajuda usuários do Windows XP vítimas do ransomware WannaCrypt
O que a ferramenta WannaKey faz é verificar a memória do sistema operacional para obter a chave necessária para desbloquear os arquivos criptografados pelo ransomware. O processo não é 100% garantido, mas ainda assim é melhor do que nada

A Microsoft disponibilizou uma atualização de emergência para o Windows XP e outros sistema operacionais no último sábado que corrige a vulnerabilidade explorada pelo ransomware. Saiba mais aqui.

O ransomware afetou hospitais e empresas no mundo todo. No Brasil, até mesmo o Hospital Sírio-Libanês foi afetado por ele.

via Baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *