Patch não oficial burla bloqueio de atualização no Windows 7 e 8.1

O usuário do GitHub Zeffy criou um patch para burlar o bloqueio de atualizações no Windows 7 e Windows 8.1 em PCs com processadores mais recentes.

Sobre o bloqueio de atualizações

No início de março a Microsoft confirmou em um novo artigo publicado em seu site de suporte que PCs com Windows 7 e Windows 8.1 equipados com processadores recentes iriam deixar de receber atualizações via Windows Update.

Se o usuário tiver um PC com Windows 7 ou com Windows 8.1 equipado com processador Intel Core de sétima geração (Kaby Lake), AMD “Bristol Ridge” (Ryzen) ou Qualcomm “8996”, o erro abaixo será exibido ao procurar por atualizações no Windows Update:

Hardware sem suporte
Seu PC usa um processador sem suporte nesta versão do Windows, e você não receberá atualizações.”

Além disso, você poderá ver na janela do Windows Update uma mensagem de erro que se assemelha à seguinte:

O Windows não pôde procurar novas atualizações
Ocorreu um erro durante a procura por novas atualizações para o seu computador.
Erro(s) encontrado(s):
Código 80240037 O Windows Update encontrou um erro desconhecido.”

De acordo com o artigo, este erro ocorre porque as novas gerações de processadores exigem a versão mais recente do Windows para suporte. Por exemplo, o Windows 10 é a única versão do Windows com suporte oficial para as gerações de processadores mencionadas acima.

O bloqueio entrou em vigor logo depois do lançamento das atualizações de março de 2017, mas pode ser burlado graças ao novo patch.

Patch de terceiros permite burlar o bloqueio de atualizações no Windows 7 e Windows 8.1

Como burlar o bloqueio de atualizações no Windows 7 e Windows 8.1

De acordo com o site BleepingComputer, Zeffy criou e testou quatro scripts para burlar o bloqueio de atualizações no Windows 7 e Windows 8.1.

Todos possuem código aberto e estão disponíveis para download no GitHub.

Os scripts foram criados depois que Zeffy usou engenharia reversa na atualização KB4012218, que foi a responsável por introduzir o bloqueio.

Com isso ele foi capaz de descobrir duas novas funções, “IsCPUSupported(void)” e “IsDeviceServiceable(void)“, dentro do arquivo wuaueng.dll instalado pela atualização KB4012218.

Os scripts criados por ele alteram este arquivo DLL e o valor das duas funções acima para que os usuários com Windows 7 utilizando os processadores mencionados no início do post possam instalar as atualizações via Windows Update.

O ponto negativo do patch criado por Zeffy é que ele precisará ser aplicado novamente sempre que o arquivo wuaueng.dll for atualizado pela Microsoft.

via Baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *