Instalação e configuração – Parte II – Prova Microsoft 70-410

Mais comandos importantes:
Netsh.exe é um programa que você pode usar para fazer a configuração da interface de rede.
Netdom.exe é uma linha de comando do Windows que permite gerenciar computadores em um domínio, inclusive ingressar e remover.

Server Manager:
É possível fazer quase todo tipo de configuração por ele, mas é importante saber que você não pode desabilitar um serviço por ele, também não pode configurar um serviço pra iniciar automaticamente. Outra coisa que não dá pra fazer é instalar roles em vários servidores ao mesmo tempo.

Finalmente, Local Storage:
Dessa parte, provavelmente o mais chato pra quem não esta acostumado, vamos compilar algumas infos:
– Stripe=RAID0: divide os dados entre dois discos (por exemplo) para acelerar o processo de gravação ou leitura. Se um disco der “pau”, perde tudo. Aqui um link do technet mostrando como criar um Stripe Volume;
– Mirror=RAID1: tradicional espelhamento, mesmos dados nos dois discos. Fica um pouco mais lento já que são duas gravações, mas se der problema em um disco não perde os dados. No technet existem mais informações sobre o processo de criação;
– Stripe with Parity=RAID5: no material que eu li, a Microsoft fala muito de “Parity” pra se referir ao RAID5. Pode ser feito a partir de 3 discos, mas não é a forma mais indicada, provavelmente isso é o mais importante para a prova na parte de storage. Mais detalhes sobre o RAID5 no technet.
Outras formas de RAID não foram citadas no material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *