Ramsonware se espalha rapidamente em ataque massivo

Um ataque de ransomware está se espalhando rapidamente pelo mundo, mirando especialmente em empresas e hospitais. Os computadores infectados estão ficando travados e é pedido o depósito de uma quantia em dinheiro sob ameaça de perda permanente dos dados, algo especialmente perigoso no caso dos hospitais. Os países mais afetados por enquanto são a Rússia, Ucrânia e Taiwan, mas o ataque já se espalhou para a Europa, como na Inglaterra e Espanha e chegou até os EUA.

 

O software sendo usado nos ataques é o WannaCrypt0r 2.0 e especialistas de segurança afirmam que ele pode ter sido tornado tão poderoso usando um exploit da Microsoft primeiramente concebido pela NSA, a Agência Nacional de Segurança dos EUA que foi envolvida numa polêmica há não muito tempo por estar usando ferramentas de espionagem contra os próprios cidadãos do país. O exploit se chama EternalBlue.

A Kaspersky chegou a reportar 45.000 ataques em 74 países, mas os números estão crescendo rapidamente. Na Espanha, a empresa mais afetada foi a Telefónica, que opera aqui no Brasil como Telefônica Vivo. A companhia afirmou ao Olhar Digital, no entanto, que não há indícios do ataque ter alcançado suas filiais por aqui: “a Telefônica Brasil não foi impactada pelo incidente de segurança mas, mesmo assim, está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação“.

via Adrenaline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *