Windows 10 Preview build 16232 e Windows 10 Mobile Preview build 15228

A Microsoft anunciou hoje que os participantes registrados no Windows Insider Program que optaram pelo canal de distribuição Rápido já podem fazer o download do Windows 10 Preview build 16232 e do Windows 10 Mobile Preview build 15228 via Windows Update.

Faça o download do Windows 10 Preview build 16232 e Windows 10 Mobile Preview build 15228

Os usuários registrados no Windows Insider Program rodando um dos builds mais recentes podem fazer o download do Windows 10 Preview build 16232 seguindo as instruções abaixo.

– No menu Iniciar, clique em Configurações:

– Agora clique em Atualização e segurança:

– Clique no Windows Update para procurar por novas atualizações e o build 16232 aparecerá como disponível:


Faça o download do Windows 10 Preview build 16232 e Windows 10 Mobile Preview build 15228

Os participantes do Windows Insider Program com um dos aparelhos suportados abaixo e que estejam rodando um dos builds mais recentes podem fazer o download do Windows 10 Mobile Preview build 15228 entrando nas configurações do sistema operacional e mandando ele procurar por novas atualizações:

• HP Elite x3
• Microsoft Lumia 550
• Microsoft Lumia 640/640XL
• Microsoft Lumia 650
• Microsoft Lumia 950/950 XL
• Alcatel IDOL 4S
• Alcatel OneTouch Fierce XL
• SoftBank 503LV
• VAIO Phone Biz
• MouseComputer MADOSMA Q601
• Trinity NuAns NEO

Para novos participantes, baixe o aplicativo Windows Insider aqui, faça o login com a mesma conta usada para se registrar, escolhe a opção Insider Fast e confirme:

Novidades no Windows 10 Preview build 16232

De acordo com o anúncio da Microsoft, o Windows 10 Preview build 16232 traz algumas melhorias no Windows Defender Application Guard*.

*O Windows Defender Application Guard está disponível na edição Enterprise do Windows 10 Preview.

Uma destas melhorias permite que dados como Favoritos, cookies e senhas salvas no Microsoft Edge também persistirão em sessões do navegador com o Application Guard habilitado.

Para habilitar o suporte para dados persistentes, abra o editor de políticas de grupo e em Componentes do Windows localize o item Windows Defender Application Guard e habilite a opção mostrada na imagem abaixo:

Novidades no Windows 10 Preview build 16232 e Windows 10 Mobile Preview build 15228

Depois que a opção for habilitada, abra uma nova janela do Application Guard usando o menu no Microsoft Edge:

Navegue até um site de sua preferência e adicione-o aos Favoritos do Microsoft Edge:

Com a opção para dados persistentes habilitada, seu favorito poderá ser acessado normalmente mesmo depois da sessão de navegação atual ser encerrada:

Confira mais alguns detalhes sobre o Windows Defender Application Guard no vídeo abaixo:

Outra novidade introduzida pelo Windows 10 Preview build 16232 é o recurso Exploit Protection, que pode ser configurado através do Windows Defender Security Center.

Um detalhe é que você não é obrigado a usar o antivírus Windows Defender para tirar proveito deste recurso, que foi criado com base nas tecnologias oferecidas até então pelo Microsoft EMET (Enhanced Mitigation Experience Toolkit).

Depois de instalar este build, você poderá encontrar este recurso acessando o Windows Defender Security Center e a categoria Controle de aplicativos e do navegador:

A Microsoft disponibilizará em breve no site Microsoft Docs uma documentação mais detalhada sobre este recurso.

E já que o antivírus foi mencionado, ele também foi atualizado neste build e agora oferece o recurso “Acesso controlado” para pastas, o que ajudará a proteger documentos e outros arquivos importantes contra ransomwares.

Para habilitar este recurso, abra o Windows Defender Security Center e habilite a opção abaixo na categoria Proteção contra vírus e ameaças:


O recurso Acesso controlado para pastas monitora alterações que os aplicativos fazem nos arquivos armazenados em certas pastas protegidas. Se um aplicativo tentar alterar estes arquivos, e se o aplicativo também constar na “lista negra” do novo recurso, você receberá uma notificação sobre a tentativa de alteração.

Você pode complementar a lista de pastas protegidas adicionando novos locais e os aplicativos que poderão ser considerados como confiáveis pelo recurso Acesso controlado.

Você pode permitir novos aplicativos com a opção abaixo:

Adicione novas pastas à lista de pastas protegidas com esta opção:

Além das novidades mencionadas acima, este novo build para PCs traz correções para múltiplos bugs. Entre os bugs corrigidos estão um que impedia o upgrade caso o .NET Framework 3.5 estivesse instalado e um que causava um efeito de cintilação no menu Iniciar.

Já a lista de problemas conhecidos inclui um que pode fazer com que o upgrade para este build falhe com o erro 0x80070643** e um que faz com que certos aplicativos baseados na Universal Windows Platform apresentem erros durante sua inicialização.

**A Microsoft ainda está investigando a causa do problema.

Novidades no Windows 10 Mobile Preview build 15228

O Windows 10 Mobile Preview build 15228 traz correções para múltiplos bugs, incluindo um que fazia com que o consumo de energia da bateria aumentasse em 30% caso o aplicativo Câmera estivesse em uso.

A lista completa com todas as novidades, bugs corrigidos e problemas conhecidos nos dois builds pode ser vista no post com o anúncio da Microsoft.

via Baboo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *