A Anatel publicou nesta terça-feira, 9, os resultados das medições da qualidade da banda larga realizadas entre julho e setembro. Para a pesquisa foram selecionadas prestadoras de internet fixa e móvel com mais de 50 mil clientes em todos os estados brasileiros.
O projeto tem como objetivo fiscalizar se as operadoras estão cumprindo as metas de qualidade impostas pela agência e utiliza informações de voluntários. Quem quiser se participar do projeto pode se inscrever aqui.
Os resultados estão divididos por estado. Para conferir se as operadoras estão cumprindo as metas de qualidade onde você mora, clique nos links a seguir referentes aos meses de julho, agosto e setembro.
Saiba abaixo quais foram os critérios adotados para a medição:
Banda larga fixa
- Velocidade instantânea – velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário;
- Velocidade média – média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês;
- Latência – período de transmissão de ida e volta de um pacote, entre a casa do voluntário e o servidor de medições;
- jitter (variação de latência) – instabilidade na recepção da informação (pacotes de dados);
- Perda de pacotes – ocorre quando, por falha ou baixa qualidade da conexão, um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede;
- Disponibilidade – período durante o mês em que o serviço ofertado pela prestadora esteve disponível para o usuário
Banda larga móvel
- Taxa de transmissão instantânea – velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário; e
- Taxa de transmissão média – média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês.
Os resultados de banda larga móvel da Claro em quatro estados – Acre, Amapá, Santa Catarina e Sergipe – também não são exibidos devido a inconsistências no mapa de cobertura apresentado pela operadora. De acordo com a Anatel, as medidas administrativas cabíveis serão adotadas e os erros estão sendo corrigidos.
via Olhar Digital