Após algumas usuárias relatarem que sofreram assédio no aplicativos Easy Taxi e 99taxis por terem seus dados expostos, uma iniciativa online foi tomada para mudar esta situação. Um abaixo-assinado online pedindo aos aplicativos uma opção para ocultar o número de telefone nos aplicativos alcançou 27 mil assinaturas e tanto o Easy Taxi quanto o 99taxis decidiram adotar o novo recurso, que será implementado em breve.
Nos dois aplicativos, os taxistas tinham acesso ao número e nome dos usuários. Com a exibição dos dados, algumas mulheres que usam os apps começaram a sofrer assédio e receber mensagens após a corrida terminar.
O abaixo-assinado, feito no Change.org, foi criado pela analista de sustentabilidade Ana Claudia Leite, que já foi vítima de assédio em um dos aplicativos. A usuária tomou esta atitude depois de saber de mais casos como o dela.
“Uma menina me contou que pediu um táxi pelo app e estava bem vestida, porque era aeromoça. E depois o cara mandou mensagem falando que ela era linda, que adorava aeromoças, que teria dado desconto no táxi”
Em resposta ao abaixo-assinado, os aplicativos prometeram melhorar a privacidade dos passageiros dentro do app. O Easy Taxi revelou que está trabalhando com a tecnologia VoIP, utilizada no Skype, para criar uma linha direta entre o passageiro e o taxista dentro do aplicativo, dispensando o número do telefone. A função ainda está em desenvolvimento, mas já é possível retirar o número dentro do aplicativo, basta enviar um e-mail para a Easy Taxy solicitando a omissão do número.
Já o app 99taxis disse que a próxima versão do aplicativo virá com uma ferramenta para esconder o número e também prometeu um serviço de comunicação dentro do aplicativo, onde o passageiro falaria diretamente com o taxista, sem precisar do número do telefone.
via Adrenaline