O lançamento oficial Windows 10 se aproxima e uma das principais expectativas é a mudança do seu navegador padrão da Microsoft: sai o Internet Explorer e entra o Spartan, que deve trazer uma série de novos recursos.
De acordo com a companhia, o browser foi desenvolvido para dar a máxima importância à página que está sendo visitada. “Nosso objetivo é evitar interferir visualmente na experiência de navegação. A ideia é apoiá-la”, explicou Joe Belfiore, no blog oficial da empresa.
A Microsoft permitiu que alguns usuários testassem o Spartan antes de seu lançamento oficial e a BBC foi um deles. Confira as 5 principais novidades do navegador:
1. Escrever diretamente sobre a tela
A ferramenta foi classificada pelo site como ‘uma das funções mais chamativas’ do browser. Ela permite ao usuário fazer comentários em telas sensíveis ao toque diretamente da página e inclui opções de tinta para sublinhar textos, adicionar notas e capturar telas. A página pode ser compartilhada exatamente como é vista por e-mail e pelas redes sociais
2. Assistente pessoal
A Cortana ajuda nas buscas na internet e é capaz de combinar os próprios conhecimentos da web, dados de quem está realizando a pesquisa e prever exatamente o que o usuário pode estar pesquisando. Ela pode também fornecer informações sobre determinado tema sem a necessidade de analisar todos os resultados de uma pesquisa específica.
Apesar de ser totalmente integrada com o sistema operacional, a assistente não está presente o tempo todo durante a navegação, somente quando solicitada. Para ativá-la é necessário clicar com o botão direito do mouse em cima de uma palavra.
3. Leitura
Outro destaque do Spartan é a lista de leitura, ferramenta que reúne links na internet vistos pelo usuário para ler depois. O navegador traz recursos para salvar sites e arquivos em PDF e o modo ‘Reading View’, que permite focar a atenção no que está sendo visto e retira todos os elementos que possam distrair o leitor.
4. Design minimalista
Como prometido pela empresa, o navegador tem uma concepção minimalista. Os ícones ficam em uma barra de navegação lateral que se move junto com a página. O ponto fraco, segundo os testes, é o fato de que a navegação não está otimizada para dispositivos touch.
5. Rapidez
O browser conta ainda com um motor de busca de rede. Este é um programa que processa os códigos dos sites e permite visualizar imagens e textos em vez de comandos. A Microsoft afirma que isso garantirá a rapidez na navegação.
via Olhar Digital