Depois do Google Chrome, agora foi a vez da Mozilla confirmar que o Firefox deixará de suportar plugins baseados em NPAPI (Netscape Plugin Application Programming Interface).
FIREFOX DEIXARÁ DE SUPORTAR PLUGINS BASEADOS EM NPAPI
De acordo com o anúncio publicado nesta semana pela Mozilla em seu blog, o Firefox deixará de suportar plugins baseados em NPAPI até o final de 2016.
Por muitos anos, os plugins NPAPI foram usados para incorporar diversos recursos e funcionalidades ao navegador. Infelizmente, estes plugins também introduziram vulnerabilidades, instabilidade e até mesmo causaram um impacto negativo no desempenho do Firefox.
Com a chegada do padrão HTML5, finalizado em outubro de 2014, diversos plugins deixarão de ser necessários. Por exemplo, o novo padrão permite que conteúdo como vídeo e áudio seja oferecidos nos navegadores sem que seja necessária a instalação de plug-ins como o Flash Player.
O novo padrão também oferece um método para exibição de gráficos SVG e notações matemáticas, enquanto que outros recursos permitem o desenvolvimento de aplicações web que podem ser usadas offline e o suporte para funcionalidades como arrastar e soltar.
Antes de anunciar que o Firefox deixará de suportar plugins baseados em NPAPI, o navegador começou a restringir seu comportamento com a implementação do recurso “clicar para reproduzir”.
Infelizmente, o anúncio da Mozilla não significa o fim do suporte para o Flash Player no Firefox. Assim como ocorre no Google Chrome, o plugin da Adobe continuará a ser suportado no navegador.
via Baboo