[:pb]Com a Black Friday chegando, os consumidores precisam tomar cuidado na hora de escolher uma loja para fazer suas compras online. A boa notícia é que o Procon-SP atualizou no dia 20 de outubro sua lista com lojas online que devem ser evitadas pelos consumidores.
Com a nova atualização, a lista agora inclui 515 lojas.
Algumas das lojas adicionadas à lista nos últimos meses ainda estão no ar, como a ofertaspremiumbr.com.br, essencialeletro.com.br, kopers.com.br, legendsdobrasil.com.br e a aventurasepicas.com.br.
As lojas online foram incluídas na lista devido ao enorme número de reclamações registradas. Entre as principais reclamações dos consumidores estão a não entrega de produtos e a falta de resposta das empresas para solucionar o problema.
Lojas online que devem ser evitadas pelos consumidores
Disponível na seção “Evite esses sites” do site da Fundação Procon, a lista com as 515 lojas online que devem ser evitadas está em ordem alfabética e inclui os endereços eletrônicos dos sites, CPF do responsável ou CNPJ e a razão social das empresas.
A lista com as lojas online que devem ser evitadas pelos consumidores também mostra o status de cada uma delas (no ar ou fora do ar) e a data de inclusão na lista.
Confira a lista completa clicando aqui.
Recomendações
Antes de fazer compras em algum site de comércio eletrônico, os consumidores devem seguir as seguintes recomendações do Procon-SP:
- Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
- Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- Desconfie de ofertas vantajosas demais;
- Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.
- Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
- Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
No caso de problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP.
via Baboo[:]