[:pb]A Microsoft anunciou nesta semana durante a CES 2017 em Las Vegas a Microsoft Connected Vehicle Platform, um conjunto de serviços baseados na nuvem do Microsoft Azure desenvolvidos para que os fabricantes de automóveis possam criar experiências personalizadas para veículos conectados.
De acordo com a Microsoft, a plataforma não é um sistema operacional para carros ou um produto único, mas uma plataforma que começa na nuvem como sua fundação e que visa lidar com cinco cenários mencionados por seus parceiros: manutenção preditiva, produtividade dentro dos carros, navegação avançada, percepção do cliente e direção autônoma.
A nuvem da Microsoft lidará com a grande quantidade de dados obtidos de sensores e outros componentes dos veículos conectados e ajudará os fabricantes na aplicação dos dados de forma produtiva no desenvolvimento de veículos mais inteligentes.
A Microsoft Connected Vehicle Platform estará disponível como Preview público ainda este ano trazendo serviços como a assistente pessoal Cortana, Dynamics, Office 365, Power BI, Skype for Business e outros.
Como parte do anúncio a Microsoft confirmou que a Renault-Nissan será uma das primeiras fabricantes a utilizar a nova plataforma. Durante a CES, a Nissan tambémdemonstrou como a Cortana pode melhorar a experiência do motorista.
Confira o anúncio da Microsoft na íntegra aqui.
Vídeo apresentando a Microsoft Connected Vehicle Platform:
via Baboo[:]