[:pb]
Pela primeira vez desde a década de 80, o Windows não é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Quem tomou o posto foi a gigantesca Google e seu sistema para dispositivos móveis Android.
Quem publicou a estatística foi a empresa de consultoria StatCounter. Segundo eles, o sitema Android é usado por 37,93% de todos os usuários. Enquanto isso, o Windows representa 37,91% do mercado. Essa estatística conta computadores desktop, notebooks, tablets e smartphones.
“Esse é um marco na história da tecnologia e o fim de uma era”, disse Aodhan Cullen, CEO da StatCounter. “Ele marca o fim da liderança mundial da Microsoft no mercado de sistemas operacionais, que eles dominavam desde os anos 80”.
“Isso também representa um avanço gigantesco para o Android, que tinha apenas 2,4% do uso de internet cerca de 5 anos atrás”, completou.
É importante notar, porém, que a firma só utiliza aparelhos conectados à internet para os testes. Além disso, o Windows segue líder absoluto em sistemas para desktop, estando em 84% dos PCs.
O sistema operacional da Microsoft segue muito forte na América do Norte (39,5% contra 25,7% do Android) e na Europa (51,7% contra 29,2% do Android). A situação muda bastante na Ásia, onde o Windows tem apenas 29,8% do mercado, enquanto o Android domina com 51,8%.
“O Windows venceu a guerra dos desktops, mas o campo de batalha mudou”, avalia o CEO da StatCounter. “Vai ser difícil para a Microsoft fazer incursões dentro do mobile, mas a próxima mudança de paradigma pode lhe dar a oportunidade de retomar a liderança. Isso pode ser na Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Comandos de Voz ou no Continuum”.
via Adrenaline
[:]