[:pb]
A HP foi acusada de instalar um software de telemetria nos computadores dos usuários sem pedir qualquer permissão. Mais do que isso, usuários dizem que o programa indesejado força o hardware dos PCs de maneira desproporcional, deixando todo o sistema mais lento.
HP é acusada de instalar spyware que atrapalha desempenho de PCs dos usuários
O software, que de acordo com o site Engadget pode ser considerado um spyware, se chama “HP Touchpoint Analytics Service“. Ele aparenta substituir a solução de gerenciamento “HP Touchpoint“.
Segundo a HP, o novo serviço “colhe informações de telemetria usada pelos serviços de análise HP Touchpoint”. O problema é que ele não oferece nenhum aviso ou pede qualquer permissão do usuário antes de ser ativado.
Sem contar as reclamações do usuários de que o programa está deixando seus computadores mais lentos, como no exemplo deste relato publicado há cerca de 1 semana no site de suporte da HP:
“No dia 11 de novembro, o HP Touchpoint Analytics Client foi instalado no meu computador sem meu consentimento. Estou assumindo que ele foi instalado no plano de fundo de um update do suporte ou do framework da HP. Independente de como isso aconteceu, eu não aprecio a maneira sorrateira como ele toma os recursos de meu computador. De ontem para hoje, ele está fazendo meu PC trabalhar tão forte que eu posso ouvi-lo chiando e a luz traseira piscando no ritmo deste chiado”.
– Usuário PurplePassion22 no fórum de suporte da HP
Outros usuários foram rápidos para confirmar que também notaram o mesmo problema. Apesar disso, a HP ainda não deu nenhuma resposta oficial em seus fóruns ou sequer emitiu um comunicado oficial.
Não ficou claro como que esse novo driver está sendo instalado. A principal suspeita é através de um update do Windows, o que coloca a Microsoft como possível cúmplice na situação. Outra possibilidade é que o driver veio através de um aplicativo da HP ou do software de assistência da companhia.
O lado bom é que o spyware é fácil de ser detectado e removido. Basta encontrar o “HP Touchpoint Analytics Services” na lista de serviços do Windows (Executar -> Services.msc) e mudar seu tipo de inicialização para “desabilitado”. Ao reiniciar o PC, ele ficará desativado.
via Adrenaline[:]