[:pb]O Google anunciou recentemente que a partir de julho o navegador Google Chrome passará a marcar todos os sites que usam conexões HTTP não criptografadas como “não seguros”.
Google Chrome marcará todos os sites HTTP como não seguros
O protocolo HTTPS fornece criptografia de ponta-a-ponta entre o servidor de um site e seu computador, impedindo que os curiosos possam ver suas mensagens enviadas para um site ou as informações que tenha baixado.
No último ano, mais e mais sites fizeram a transição para o HTTPS, o que é uma ótima notícia para todos aqueles que se preocupam com a segurança e a privacidade.
De acordo com uma publicação no blog do Google, mais de 68% do tráfego do Chrome no Android e Windows agora está protegido com HTTPS. O número é ainda maior no Chrome OS e Mac, onde o tráfego do Chrome está protegido em mais de 78% do tempo. Além disso, 81% dos 100 sites mais populares usam o HTTPS por padrão.
Isso representa um grande avanço, mas o Google pretende adotar o HTTPS de forma ainda mais efetiva.
O Google Chrome já está marcando sites HTTP que coletam senhas ou informações de cartão de crédito como inseguras desde o início de 2017. Tempos depois o navegador começou a exibir o aviso “site não seguro” em duas outras situações: quando um site HTTP é visitado em modo de incógnito (pesquisa privada) e quando os usuários inserem dados em sites HTTP.
Mas este último passo marcará todos os sites HTTP com o selo “não seguro” e os proprietários de sites que não possuem HTTPS devem levar em consideração a reação dos visitantes ao aviso.
via Baboo[:]